sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Matrix e a fé




  
 Mais uma vez assisti o primeiro filme da trilogia Matrix e acredito ser difícil conhecer alguém que não assistiu pelo menos por curiosidade, a um dos filmes da trilogia, seja atraído pelos efeitos especiais que revolucionaram na época e até hoje são interessantes de se ver, ou pela historia contada que nos leva a refletir acerca de muitas coisas.   Muitos comentários podem ser encontrados em livros e na internet fazendo um paralelo com a vida cristã e de fato, realmente existe muito que o filme em si nos lembra a respeito da vida cristã. seja essa ou não a intenção dos seus criadores. 
 Mas ao rever mais uma vez o filme hoje me chamou a atenção uma cena que não me lembro ter reparado antes. Uma cena que descreve a base da fé para salvação. Quando Morpheus, um dos personagens do filme é capturado, Neo, o personagens central, decide ir resgatá-lo. E ao ser questionado sobre isso ele diz : Morpheus acreditava em algo, e estava pronto para dar sua vida por isso.  A fé para salvação é simplesmente isso. Crer em Jesus Cristo a ponto de dar sua vida por crer Nele. De fato, não seria dar a vida, mas seria perdê-la. O próprio Jesus disse que seguindo-O nós, teríamos de negar a nós mesmos. Os apóstolos não somente viveram uma vida de total entrega a morte, mas escreveram sobre isso. Paulo em mais de uma vez, fala que somos participantes com Cristo em sua morte, de forma que também morremos.  
 O fato é que, se realmente sabemos que esse mundo é ilusão e que tudo aqui é passageiro, porque ainda nos prendemos a esse mundo e vivemos como pessoas daqui ?   Outra frase que me chama a atenção é quando Morpheus diz :  Cedo ou tarde você vai perceber como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho.   O que vejo hoje é que conhecemos o Caminho, mas pouco percorrem o caminho. Somente a verdadeira fé em Jesus Cristo pode levar alguém a percorrer o caminho e isso faz toda a diferença.  Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário